"AQUELA MÁQUINA" está em Barcelona para conhecer o novo Mazda MX-5 RF (Retractable Fastback), que está prestes a surgir no mercado nacional. Mais do que um novo modelo, é uma alternativa ao spider que faz as delícias de quem gosta de guiar a céu aberto mas aprecia a protecção de uma capota - que tem elementos em plástico reforçado e reforços em aço, sendo que a zona central é em alumínio - nos dias mais frios ou chuvosos. Em alguns modelos das gerações anteriores a Mazda chegou a propor um "hard top" em opção, mas agora avançou com uma proposta mais funcional, com uma carroçaria ao estilo "Targa" onde a capota é movida por motores eléctricos que permitem a abertura ou fecho em 13 segundos, a velocidades até aos 10 km/h. A diferença de preço entre as duas propostas com níveis de equipamento equivalente ronda os 2.500 euros.
DESIGN. Em termos de imagem ou de dimensões não há alterações sensíveis face às propostas que estão no mercado com a capota de lona, para além da capota original formada por três elementos distintos, embora o RF seja ligeiramente (5 mm) mais alto.
HABITÁCULO. Tal como acontece com a carroçaria, para o bem e para o mal não há alterações no habitáculo. Isto que dizer que a nova proposta mantém o carácter desportivo de um habitáculo para duas pessoas onde tudo foi pensado para sublinhar o prazer da condução, o que não invalida o espaço reduzido, sobretudo no que diz respeito à dotação de porta-objectos tão simples como um local para colocar o telemóvel. Não deixa de ser interessante destacar que o volume da bagageira não sofreu alterações de volume (130 litros) face à versão com capota de lona, o que merece aplausos, apesar de o espaço ser apenas o possível para a bagagem de um fim-de-semana.
Ficha técnica
Motor | 1.5 | 2.0 |
Cilindrada (cc) | 1 496 | 1998 |
Potência máxima (cv/rpm) | 131 /7 000 | 160/6 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) | 150/4 800 | 200/ 4 600 |
Velocidade máxima (km/h) | 203 | 215 |
0 a 100 km/h (s) | 8,6 | 7,5 |
Consumo médio (l/100 km) | 6,1 | 6,6 |
Emissões CO2 (g/km) | 142 | 154 |
Preço desde (€) | 30 240 | 41 990 |
+ CARÁCTER. Este é um desportivo à medida de quem tem o prazer de condução e gosta de guiar a céu aberto, ou protegido por uma capota em plástico reforçado e com a zona central em alumínio.
- PORTA-OBJECTOS. Se o volume da bagageira é o possível, já a ausência de porta-objectos no habitáculo é uma lacuna gritante.